Conceitualmente, ninguém motiva ninguém. É um facto. O que pode e deve ser feito é o incentivo ou estimular alguém, uma vez que a motivação é intrínseca à pessoa. Por isso, muitas pessoas definem a motivação como “ter vontade de”.
São inúmeras as teorias sobre a motivação, com destaque para 4:
Teoria Comportamentalista – que tem como alicerce a relação estímulo-resposta e é contestada por alguns autores, pois sabe-se que as pessoas são diferentes e reagem de forma divergente aos estímulos recebidos com base em sua individualidade;
Teoria das Necessidades de Maslow, ou Pirâmide de Maslow – que apresenta as necessidades humanas de forma hierarquizada e diz que o ser humano busca atendê-las de acordo com uma sequência pré-definida: necessidades fisiológicas, de segurança, sociais, de auto-estima e de auto-realização;
Teoria das Expectativas – que descreve a concretização de uma acção como uma decisão pessoal, baseada nas recompensas esperadas e no esforço estimado para sua realização;
Teoria dos Dois Factores, ou Teoria Higiene-Motivação de Herzberg.
Com relação à última teoria, no contexto empresarial, são considerados factores higienicos aqueles que não causam motivação, mas, se ausentes, trazem insatisfação, como o salário, condições de trabalho, relacionamentos e status. Há empresários que ainda acreditam que o salário traz motivação aos empregados. Na realidade, salário é um instrumento utilizado para contratar ou reter uma pessoa, pois sabe-se que, mesmo recebendo um salário muito bom, depois de alguns meses a pessoa o incorpora ao seu orçamento e o internaliza como algo normal e rotineiro.
De acordo com a Teoria dos Dois Fatores, os itens motivadores são aqueles que efectivamente causam satisfação:
-crescimento profissional,
-conhecimento,
-responsabilidade e reconhecimento (inclusive o prémio)
É importante que todos nós conheçamos e reconheçamos cada membro da nossa equipa como único e distinto, respeitando-o e procurando entender os seus valores, expectativas e ambições. Criar o ambiente de confiança mútua, no qual as pessoas aceitem novas responsabilidades, ensinam e aprendem e sejam reconhecidas pelas suas conquistas, para que se possam sentir realizadas pela forma como agem. As acções apenas dependem dos próprios. Nós podemos e devemos incentivar e estimular cada elemento da equipa como especial e único. Todos são diferentes.
Sem comentários:
Enviar um comentário