terça-feira, 15 de dezembro de 2009

Como Trabalhar em Casa

Resolveu Trabalhar em Casa?


Primeiro passo - Improvisar um Escritório

É importante que este fique organizado e equipado de acordo com as suas necessidades e exigências. Acima de tudo, faça do seu local de trabalho um lugar onde se possa concentrar (longe de ruídos da cozinha, do quarto dos miúdos ou do barulho da televisão da sala) e que seja confortável. Opte por:

- uma secretária com as dimensões certas para si;
- uma cadeira ergonómica e que se ajuste à sua postura corporal;
- um sofá;
- uma mesa de reuniões (se for preciso e tiver espaço).

Posicione o computador numa zona que lhe permita receber a luz pela esquerda e procure ter na secretária um candeeiro com uma lâmpada amarelada. Escolha outra zona para ter uma estante onde possa colocar os seus livros e o material de apoio. Finalmente, utilize lâmpadas fluorescentes de cor branca porque não fazem tanto calor e não se esqueça de coisas simples como um telefone, um computador e um fax.

Segundo passo - Definir o seu horário de trabalho

O seu horário tem de ser flexível - esta é, por vezes, a principal razão porque se escolhe trabalhar em casa. Mas tem de se organizar. Afinal, tem de haver tempo para tudo!

- Aproveite para o seu horário de trabalho aquelas horas em que dificilmente é incomodado e pode aumentar a sua produtividade. "Obrigue-se" a ter os fins-de-semana como folgas;

- Faça uma lista de tarefas e limite-se a ela. É importante que fique com tempo livre para as outras actividades, como a família;

- Se estiver cansado, opte trabalhar menos. Trabalhar sob cansaço ou stress reduz a eficácia.


Trabalhar em Casa é...

Vantagens:

define os seus horários;

concilia a família com a carreira;

reduz despesas;

Desvantagens:

os fins-de-semana podem ser encarados como dias de trabalho (não sente a diferença do "ficar em casa");

trabalha mais isolado;

não tem direito a subsídio de férias e do Natal.



Fonte: Expresso Emprego

Sem comentários:

Enviar um comentário