Existe a metodologia chamada teoria DISC para análise dos perfis comportamentais dos trabalhadores. Esta metodologia pode ser aplicada para verificar quais os profissionais que possuem características comportamentais para a arte da venda.
A teoria DISC demonstra o quanto que cada pessoa tem dos seguintes factores Dominância, Influência, Estabilidade e Conformidade e como cada um se adapta ao meio em que está inserido.
Pessoas com factores de Influência e Dominância altos possuem comportamentos mais assertivos para a área comercial. O factor Influência demonstra uma facilidade maior para o relacionamento com pessoas e o factor Dominância caracteriza a procura por resultados.
As pessoas com o factor de Estabilidade mais evidente preferem ambientes mais previsíveis e constantes, onde hajam poucas mudanças bruscas.
As pessoas com o factor Conformidade alto possuem um foco maior na tarefa, isto é, são perfeccionistas, críticos sobre qualquer desvio e normalmente não trabalham bem a parte de relacionamento com grupos variados.
Outro grande benefício que as empresas têm quando desenvolvem a teoria DISC é o feedback que aplicam aos colaboradores sobre seus problemas comportamentais, pois apesar do factor Influência e Dominância serem os mais apropriados para departamentos comerciais e para as vendas, eles também tem mais tendência a problemas em relação ao trabalho em equipa, desorganização e falhas de comunicação. Aí o papel do seu líder é fundamental para aumentar a rentabilidade nos resultados e controlar possíveis conflitos nas equipas.
Esta teoria é muito interessante. Encontrei esta tese para quem quiser aprofundar o tema»
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