Existe uma metodologia chamada teoria DISC para analisar os perfis comportamentais dos colaboradores em geral.
É muito interessante! A teoria DISC demonstra o quanto cada profissional tem dos factores: Dominância, Influência, Estabilidade e Conformidade e como se adapta ao meio de trabalho em que está inserido. Analisando estes termos conseguimos perceber melhor cada pessoa da nossa equipa de trabalho.
Por exemplo conhecem pessoas que são perfeccionistas no trabalho? Pode ser o caso de alguém com o factor Conformidade bastante desenvolvido.
Pessoas com predominância do factor Conformidade estão normalmente na defensiva e evitam confronto. Elas gostam de controlar e de apresentar resultados exactos e sem erros. São detalhistas. As pessoas com predominância do factor conformidade admiram nas outras pessoas o raciocínio lógico e a atenção aos detalhes. Elas influenciam outras pessoas pelos seus argumentos lógicos. As pessoas com predominância do factor Conformidade costumam ser muito críticas. São lentas na tomada de decisões porque precisam de muitas evidências e não gostam de correr riscos. São pessoas fechadas e desconfiadas. Observam à distância na tentativa de preservar o seu conhecimento. Falam pouco e não se envolvem em conversar informais. Relutam em delegar e normalmente precisam da aprovação dos outros.
Estas pessoas terão mais facilidade em trabalhar em departamentos onde predomine um ou mais deste três factores: financeiro, planeamento ou técnico. É recomendado para essas pessoas desenvolverem a capacidade de trabalhar em equipa.
Sem comentários:
Enviar um comentário